O que é Teologia (Parte 1)

19-02-2022 07:35

Seria fácil pegar um conteúdo pré-definido e alterar as partes importantes. Mais conveniente seria falar o óbvio e insuportavelmente repetido discurso decorado de incautos que, de ouvidos, ou seja, de acordo com o que ouviram de outros, falam asneiras e pregam o que não é correto.

Estas apostilas sobre Teologia têm a finalidade de levar até você as verdades bíblicas, os motivos das igrejas recusarem alguns livros apócrifos, esclarecer o que é o tão disputado dízimo e qual o seu papel como igreja de Cristo.

Começarei informando a você que você é a igreja de Deus, quer você goste ou não/ quer acredite ou não.

De todos os deuses criados por homens, há um Deus que é comum em todas as crenças e, independente se a crença segue a Cristo ou é contra, esse Deus, que está acima de todos, é uma realidade em todas as crenças.

Na Quimbanda luciferiana, por exemplo, a crença é em lucifer, mesmo seus seguidores sabendo que lucifer é um anjo criado por Deus - isso não quer dizer que Deus não existe ou que os seguidores não acreditem na existência de Deus. Fato é que esses seguidores não gostam de Deus. Nas diversas religiões exotéricas, apesar dos muitos deuses cultuados, existe um Deus que os criou. A exemplo da Quimbanda, a maioria dessas religiões exotéricas não gostam de Deus, preferem cultuar as criaturas de Deus. No Espiritismo acredita-se que Jesus seja um espírito muito evoluído e que Cristo é um título de sua evolução. Jesus chegou a tal evolução espiritual que ganhou, por mérito, o direito de reger o nosso planeta. Esse mesmo conceito sobre Jesus Cristo encontra-se no livro de Urântia - um livro que explica a evolução terrena e como os homens e animais foram criados.

Semelhante entendimento se dá com Rael, um francês que, desde a década de 1970 prega que os homens foram criados por alienígenas sob a supervisão de Jesus Cristo, o mais evoluído dentre eles.

A Maçonaria crê no Grande Arquiteto do Universo/ os budistas creem no Universo e na iluminação que buda atingiu, o mesmo se dá com os hindus e seu deus Chiva.

O curioso disso tudo é que, ao se aprofundar no estudo da origem das civilizações pelo mundo, encontramos um ponto em comum: o Éden. De uma forma ou de outra, as religiões, à favor, ou não, tem a mesma origem: as civilizações pré-diluviandas. Eu conheço rabinos que possuem profundos estudos sobre a civilização da Índia, por exemplo. Eles acreditam que os hindus se originam de Israel - esse mesmo entendimento se dá quando o assunto são os índios americanos, deste o Norte até o Sul.

Se é assim, pensa comigo. Imagina o globo terrestre e as distâncias enormes entre os países. Agora imagina a dificuldade que esses primeiros habitantes da Terra tinham para se deslocar de um lugar para outro.

Imaginou tudo isso?

Bem, se você conseguiu vislumbrar a dificuldade que as pessoas tinham para sobreviver, se deslocar e criar tribos, podemos aceitar que tudo se originou num mesmo ponto e que o tempo ensinado até hoje está errado (agora é minha opinião pessoal). O tempo que os Homens existem neste planeta é muito maior do que sabemos e, em minha opinião, a Ciência provará este ponto de vista.

Eu também creio que a vida na Ásia e na América surgiu muito antes do que imaginamos e, para isso, eu recorro a alguns dos mais de 40 calendários que existem pelo mundo:

 

Civilização

Em que ano está*

Bizantino

7530

Judaico

5782

China

4718

Sul Coreano

4354

Bérbere

2971

Assírio

2771

Tailandês

2565

Cristão**

2020

Etíope

2014

Copta

1738

Armênio

1470

Islâmico

1442

Bengali

1428

Persa

1400

Juche (Coreia do Norte)

110

Japonês

Reiwa 4

 

Os anos que eu coloquei aqui estão de acordo com o período que eu fiz a pesquisa, ou seja, os anos, provavelmente, serão maiores na data em que você estiver lendo estas linhas.

* Fonte: site Rodínia. Link: https://rodinia.com.br/em-que-ano-estamos-em-cada-calendario-usado-no-mundo/.

** há vários calendários Cristão, Juliano, Etíope e Gregoriano são os mais conhecidos.

O mais velho dos calendários é o Bizantino, como mostra a tabela. Isso nos faz pensar sobre o cálculo das datas e o tempo de existência do homem.

Mas, o que tem isso a ver com a Teologia? Tudo.

Questionando abrimos nossa mente para possibilidades propositadamente ocultadas pelas religiões.

Nas escolas aprendemos que os povos da América migraram da Ásia há mais de 25 MIL anos, ou seja, a existência de calendários religiosos não significa que o Homem existe na Terra nesse tempo indicado. Esses calendários mostram uma evolução do ser humano. Eles demonstram que o Homem foi capaz de catalogar os ciclos da lua e do sul há mais de 7 MIL anos. Esse é o fato.

Caro leitor pesquisa na Internet sobre a brevidade do Tempo. Os físicos provam que o Tempo está passando mais rápido, ou seja, dias mais curtos.

Esses fatos, a brevidade dos dias e o deslocamentos dos povos, devem ser levados em consideração quando estudos a crença dos povos, ou seja, a Teologia. Não entrarei em detalhes sobre este assunto nas apostilas de Teologia, explanei sobre o assunto com a intenção de exemplificar a importância do estudo correto da Teologia e o respeito que devemos ter com relação a todas as crenças e culturas.

Bom estudo!

Apostila - 01

 

 

O que é Teologia?

 

Teologia segundo os dicionários significa “ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo”.

Isto é Teologia, todo o resto é conveniência de um grupo de pessoas com um mesmo fim, por exemplo, Teologia Cristã Católica estuda a vida e a obra de Cristo sob o ponto de vista da igreja Católica, já a Teologia Cristã Protestante tem como base as 99 teses de Lutero. E, desse modo, todas as crenças criam suas próprias “Teologias”.

Como toda ciência Humanas, a Teologia é moldada de acordo com a vontade de quem a prega. A Pedagogia segue esse mesmo entendimento, a Psicologia, a Sociologia. Essas ciências são adaptadas de acordo com a evolução intelectual da sociedade que a estuda, diferente da Matemática, por exemplo, que para evoluir precisa de um consenso universo, envolvendo matemáticos o mundo inteiro.

As expressões gregas “theos” e “logos” apontam que a teologia é o estudo de Deus ou estudo da Revelação de Deus ao ser humano. Isso não quer dizer que a Teologia deva ser Cristã para ser respeitada e estudada, mesmo porque, nem todos os lugares do planeta conhecem Jesus Cristo. Existem lugares que o evangelho de Cristo ainda não chegou.

Sendo assim, podemos afirma que a Teologia é uma Ciência e é também uma adaptação dessa ciência para a humanidade do povo que a estuda.

Podemos encontrar várias Teologias, a Judaica, a Cristã, a Islâmica, a Budista, a Maia, a Egípcia, a Persa, a Suméria, entre outras.

 

O que esta apostila estuda, já que Teologia é uma ciência?

 

Esta apostila foca seu estudo no estudo de Deus de acordo como todas as crenças O adoram. Ainda que pequeno, este livro tem por objetivo instigar o leitor a pesquisar todas as crenças sem perder a própria fé, ou seja, podemos e devemos estudar as diversas culturas do planeta sem que percamos nossa fé em nosso Deus.

 

Deixarei aqui alguns versículos da Bíblia que podem ser utilizados para propor um entendimento raso sobre a Palavra de Deus.

Posso interpretar esses versículos como Deus sendo respeitoso às crenças do Homem, ou seja, esses versículos mostram como o Livre Arbítrio, dado por Deus, está explícito na Bíblia. Leia:

 

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

1 João 4:21

 

Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

Josué 22:5

 

 

Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.

Deuteronômio 18:13

 

 

Porém o Senhor teu Deus não quis ouvir Balaão; antes o Senhor teu Deus trocou em bênção a maldição; porquanto o Senhor teu Deus te amava.

Deuteronômio 23:5

 

Louva, ó Jerusalém, ao Senhor; louva, ó Sião, ao teu Deus.

Salmos 147:12

 

Repare como os versículos falam em Teu Deus, e não no Meu Deus, ou seja, você pode crer em qualquer deus, visto que tudo o que existe foi criado pelo Deus Verdadeiro e, a crença nesse Deus é uma questão de tempo. Se você não crer em Deus hoje, o crerá no futuro, nesta vida ou na outra. De qualquer maneira, a crença no Deus Verdadeiro será uma realidade para toda a Humanidade, em algum ponto no tempo futuro.

Preste bastante atenção no próximo versículo e medite sobre a sua importância antes de continuar a leitura. É importante que você pare alguns instantes e medite sobre essas palavras antes de continuar.

 

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Mateus 22:37

 

Esse versículo, em todas as versões da Bíblia cristã, contém o pronome Teu. Se Ele quisesse que você acreditasse no Deus dele, Ele usaria o pronome Meu.

A Palavra de Deus está incrustada em todas as crenças e religiões, basta tirar a trave o olho e enxergar Deus em todas as crenças, afinal Deus criou tudo o que existe.

Medite sobre as palavras de Jesus antes de continuar.

 

Vou jogar um balde de água fria em você, caro leitor. Propositadamente de direcionei a interpretar sobre esses versículos com o objetivo de fazê-lo acreditar no meu ponto de visto.

Da mesma forma que eu coloquei esses versículos, a Bíblia está repleta de outros versículos em que Deus afirma que Ele é o único e que os Homens devem adorá-Lo e a ninguém mais.

 

Colocado estas observações podemos adentrar no estudo sério da Teologia, considerar o conhecimento intelectual dos povos passados e aprender o que é Deus e como aprender Sua Santa Palavra.

 

 

Como iniciar os estudos da Teologia?

Pela leitura, pelo respeito e pela qualidade dos questionamentos feitos.

Como método pedagógico iremos estudar a origem de Adão, passarem pelos estudos do judaísmo, da Igreja, do Espiritismo, do livro de Urântia, do Sagrado Alcorão, do Allatra e algumas outras crenças e existentes.

 

 

 

Parte – I

 

O que significa Teologia?

 

Se Teologia é a “ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo”, então o que é, ou quem é, Deus?

Deus, em todas as crenças, é um ente superior, com poderes para criar ou destruir de acordo com sua vontade. Independente da religião, crença ou dogma, Deus cria os seres e planetas que populam o Universo. Deus é um ser incriado (não há um ser que O tenha criado). Deus é onipresente e oniciente. Aquele que tudo sabe e tudo vê.

Aceitando essa verdade sobre Deus e como Ele é definido pelos povos e religiões, o preconceito deve ser extinto.

Para entender isso pedimos ajuda à Bíblia, no livro Gênesis, capítulo 11, versículos de 1 até 9. Os grifos são meus.

 

Gênesis 11

1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.

2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;

6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

 

Perceba que até Babel (o nome da torre construída pelos homens) todo o planeta falava apenas uma língua e uma mesma fala - logo, havia apenas um culto, um rito, uma forma de agradar a Deus que era comum a todos e que todos praticavam.

Porém, quando o homem, pelo fato de construir uma torre feita de tijolos, sentiu-se um deus, o Deus verdadeiro o puniu. Primeiro para ensiná-lo que Deus é apenas um e, segundo para que seu orgulho percebesse que o homem é apenas uma criatura com um tempo determinado para existir aqui neste planeta - e esse tempo não ultrapassa os cem anos, em casos raros. A maioria vive oitenta anos, aproximadamente.

Além o orgulho, o homem mostrou prepotência ao afirmar “não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”. Essa atitude, somada ao orgulho da construção fizeram com que Deus instituísse o Livre Arbítrio na Terra “não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer” - este trecho é importantíssimo para entender o motivo de tanta maldade que há em todos os tempos, principalmente, em tempos atuais. Deus deixou claro que não haverá restrição para tudo o que o homem fizer. Ou seja, até Babel, o Homem não possuía o Livre Arbítrio. Ora, Deus proibiu o homem de comer o fruto da árvore da sabedoria, ou seja, não havia Livre Arbítrio.

Escrevendo estas linhas lembrei de outra passagem em que Deus foi obrigado a interferir na evolução humana quando os homens escolher um rei no lugar de um profeta.

Grave este parágrafo.

Após Babel, o planeta foi dividido em línguas e falas, logo, diversas crenças foram criadas, diversas formas de cultuar a agradar a Deus foram elaboradas, visto a dificuldade de aprendizado das novas línguas e das novas falas. Essa divisão fez com que o Homem voltasse à infantilidade intelectual e fosse obrigado a recomeçar a jornada evolutiva que havia conseguido. Para entender esta afirmação basta olhar os diversos povos ao redor do mundo, com suas crenças, com seus avanços e com seus ritos específicos, tanto em termos de religião quando em termos de ciências.

Os povos que assimilaram melhor as novas línguas e falas impostas por Deus conseguir progredir materialmente e, em casos mais elevados, espiritualmente também.

A afirmação que Cristo nos fez “que é impossível servir a dois senhores” é a mais pura verdade.

 

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Mateus 6:24

 

Citei esse versículo pelo motivo dele ser um dos mais usados para exemplificar a existência de um deus contrário ao verdadeiro Deus - fato é que Mamom só aparece nas escrituras sagradas após Babel (divisão dos homens em línguas e falas). Logo Mamom nada mais é do que criação dos homens, não de Deus. Se você pesquisar bastante sobre Mamom e quem o cultua verá em seus ensinamentos pensamentos carregados de mágoas, raivas e complexos de inferioridades do mais diversos tipos.

Ao invés de ver as religiões como algo errado, tente ver as religiões como interpretações de Deus após Babel. Aceite o fato que, antes de Babel, a terra era uma e existia apenas um Deus, o verdadeiro Deus.

Dito isso, peço a você, caro leitor, que lembre do parágrafo que eu pedi para você gravar.

Para entender o parágrafo citado vamos ler I Samuel 8.

 

1 Samuel 8

1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.

2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.

3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,

5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.

7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

8 Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.

9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.

10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.

11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.

13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.

14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.

15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.

16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.

17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.

18 Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.

19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.

20 E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.

21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.

22 Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.

 

Samuel era um justo aos olhos de Deus. Era um profeta correto e sem corrupção, porém, seus filhos foram diferentes, corruptos e injustos. Por esse motivo o povo, que mesmo com diversos de profetas diversos, pediu para Samuel um rei, ao invés de pedir para Deus escolher outro profeta.

Da mesma forma que os homens construíram uma torre de pedras e, cheios de orgulhos, quiseram se impor sobre todos os outros seres da Terra, a geração de Israel também escolheu construir uma cidade de pedras para ser governado por um rei humano. O povo, mais uma vez até aqui, escolheu os bens materiais, mesmo com todo o exemplo que Deus lhes deu através dos profetas que vieram antes de Samuel. No versículo dez desse capítulo, Samuel fala ao povo tudo o que Deus lhe ordenara.

Aqui eu começo a ganhar o ódio dos lobos em pele de cordeiro que estão espalhados nas mais diferentes religiões que pedem o dízimo.

Veja o versículo quinze “E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos” - Deus deixa bem claro que o rei obrigará o homem a dizimar para sustentar os eleitos do rei. Antes de Saul não havia o dízimo como o conhecemos hoje. Havia a partilha da carne abençoada pelos profetas para todo o povo. Também não havia a opressão sobre as mulheres - essa opressão começa em I Samuel 8:13 “E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras” - arrisco-me a afirmar que a escravidão humana começou aqui. Os homens mostraram toda a sua arrogância no versículo 20 “E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras”.

Todos esses parágrafos anteriores serviram de exemplo para entendermos que Deus é único e que os homens criaram diversos outros deuses e, como criação de criaturas, não tem vida, pois a Vida vem apenas Daquele que tudo criou.

Portanto, a partir de agora caro leitor, quando você se deparar com outra religião ou crença, seja qual for, por mais bela que pareça, saiba que é uma criação de criaturas pensamentos, os Homens.

Lembre-se que antes de Babel o Homem andava com Deus e adorava apenas a Ele, em toda a Terra. Não havia outro Deus antes de Babel.