O poder da escolha

10-05-2021 15:47

 

Texto: 1 Samuel, Capítulo 8

O pedido de um rei humano ao Senhor, através do profete Samuel.

1 E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.

2 E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.

3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,

Eu destaco este versículo como exemplo de hipocrisia, de corrupção. Ora, os anciãos acusaram os filhos do profeta de terem se desviados do caminho do Senhor, mas pedem, em contrapartida, um rei humano e, sabemos, um rei só reina com ouro. Então, qual a diferença desses anciãos dos filhos desviados do profeta? Nenhuma.

5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.

Quem lê O Torá ou o Evangelho com atenção e sem tendência fanática, percebe claramente que Deus concede o desejo do povo mesmo alertando o profeta Samuel sobre a escolha errada do povo, todavia, como o próprio Deus criou o Livre Arbítrio, exortou o profetar a satisfazer a vontade do seu povo, e, mesmo concedendo o desejo infantil do povo, o Senhor mostrou o modo como o rei humano deveria se comportar:

7 E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

8 Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti.

9 Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.

10 E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.

11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.

13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.

14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.

15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.

16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.

17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.

18 Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.

O povo orgulhoso que era, não deu bola para Samuel, e com o coração corrompido, ensurdeceu-se às palavras do profeta, e tal como criança mimada continuou com seu pedido infantil:

19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.

20 E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.

O senhor, conhecendo a malícia do povo, concordou em permitir um rei humano para o povo.

21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do Senhor.

22 Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade.

Este capítulo mostra claramente o Poder da Escolha. Bastava o povo pedir novos juízes, ao invés de um rei, visto que já haviam vencido todos os adversários anteriores, inclusive a fome.

Perceba que, enquanto o povo andou no caminho do Senhor, apenas com juízes e anciões, como Deus estabeleceu através de Moisés, vitórias e alegrias eram mais abundantes do que os sofrimentos passados. Ora, basta ver que o sofrimento é esquecido com a alegria da vitória, e as vitórias eram constantes. Por isso, os outros povos temiam os judeus. Porém, o povo escolheu errado.

Podemos aprender o significado do “ore em seu quarto, pois Deus ouve no secreto”, ou seja, “aquele que anda nos caminhos do Senhor jamais conhecerá o sofrimento” – um rei humano não é caminho do Senhor, é caminho de homens.

 

Conheça meu livro